segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Política de Segurança - Parte 15


Motivando  os usuários finais  para segurança de informação

Se não pode ser feita com que a segurança de informação seja transparente para usuários, deve, pelo menos, ser de fácil compreensão .Isto requer que freqüentemente seja minimizado os constrangimentos que impõe tais assuntos  e achar modos para motivar as pessoas para usar os procedimentos de segurança. 

Os três principais  motivos importantes em negócios para apoiar segurança é: reação  a perda, evitar negligência, e agregar  valores estratégicos aos  negócios. 

Quase todos nós somos mais amenos a segurança depois que nós sofremos uma perda. E nós geralmente ganhamos paz de mente tendo segurança para a que é comparável (ou melhor que) a outras, semelhantes organizações. Finalmente, se segurança aumenta nosso negócio, por exemplo nos dando uma vantagem estratégica em cima de nossos competidores, aí  nós somos motivados continuar ou aumentar isto. 

Um quarto motivator importante que é identificado em algumas organizações  é, o uso de recompensas para quem pratica a segurança de informações nos negócios. Envolve  recompensa financeiras ou caso contrário e penalidades em revisões de desempenho de trabalho anuais.
 
Fatores de motivações

Uma organização que trata sériamente  as questões sobre segurança reconhece a necessidade por fatores motivadores e afeição a objetos que sirvam para  desenvolverem algum aceitação  de programa de  segurança. Tal programa deveria empregar os  seguintes fatores de motivação: 
 
·        Antecipação e recebimento de recompensas 
·        Medo e experimentação de sanções 
·        Ética, honestidade, trabalho, convicções sociais e religiosas 
·        Experiência de perda pessoal 
·        Outras tipos de  perda  
·        Agradecimento e dedicação do empregado 
·        Proteção de investimento de esforço, dinheiro ou outro recurso 
·        Proteção ou adiantamento por boa  reputação 
·        Desejo competitivo de superar limites ou baselines 
·        Desenvolvimento de novas aptidões

Um exemplo extremo de motivação seria requerer de um empregado ou, mais praticamente, um contratado para pagar um depósito ou unir-se  para indenizar o empregador contra perda dos atos de indivíduos. Outro seria usar experiência de perda para reforçar a necessidade por segurança. Porém, os dois universais, motivadores são recompensas e sanções. Recompensas normalmente envolvem avanço de trabalho, remuneração financeira (freqüentemente na forma de gratificações específicas por comportamento de segurança exemplar), e a satisfação de um trabalho bem feito. Recompensas também podem ser prêmios ou reconhecimento por  desempenho exemplar em uso da segurança , ganhando uma competição entre grupos que mais  ou  menos informou o auditor de segurança  ou para o número mais alto de dias contínuos sem um acidente ou ocorrência de ações de insegurança. Recompensas podem ser placas de reconhecimento para se manter em escritórios, propoganda dos ganhadores em canais de televisão , ou vagas especiais em estacionamento com  privilégios. 

Sanções tipicamente   envolvem perda de posição ou remuneração, mas há muitos outros tipos de sanções que as organizações podem aplicar .Uma publicação interna que anuncia que alguém (sem revelar nomes) tenha  revelado  uma senha publicamente e é requerido a  todo o mundo no grupo mudar as senhas imediatamente quando tal lapso aconteça. Isto produz uma  pressão para manter segredo de senhas, porque ninguém gostou de ter que aprender uma nova. Demissão e ação legal são os tipos mais severos de sanções.  

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